sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aluno recebe multa de R$ 4 mil por devolver livro na faculdade com atraso de 3 anos

Reprodução/TVCA

Três anos depois de pegar um livro emprestado, o estudante de engenharia civil Renan Gonçalves Freitas, 26 anos, decidiu devolver o exemplar em uma faculdade particular de Cuiabá (MT). Pelo atraso, o aluno recebeu uma multa de R$ 4.373. Indignado com o valor do débito, entrou com uma ação no Procon do estado.

Segundo o aluno, ele sabe que atrasou a devolução, porém, isso só aconteceu porque perdeu o livro depois de mudar de casa. Além disso, Renan alega que a faculdade não o notificou sobre o atraso e que a instituição agiu de má-fé. “Nessa mudança, o livro foi encaixotado e eu esqueci de devolvê-lo. Daquela época até hoje, eu fiz sete rematrículas na instituição e, se você tiver débitos, eles não permitem a matrícula. Em nenhum momento fui notificado”, disse Renan ao portal G1.

O aluno só descobriu a multa próximo à data da colação de grau. “Assim que soube, procurei o livro e fui devolver. Fui informado que a multa era legal e que seria cobrado. A única opção que me deram foi de fazer um parcelamento ou pagar à vista”, contou.

Segundo o Procon, a legislação diz que a multa não pode passar do valor principal do objeto, ou seja, do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário