O Jus Et Justitia é um congresso jurídico organizado pelos alunos das turmas concluintes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Caicó/RN. Em sua décima sexta edição, o congresso será, excepcionalmente, organizado por uma comissão de estudantes, supervisionado pelos monitores do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e sob a coordenação do professor Elias Jacob de Menezes Neto, coordenador do NPJ.
O evento traz em sua história a passagem de nomes importantes do direito e da política nos cenários local, regional e nacional, entre os quais o constitucionalista Paulo Bonavides, o penalista Rogério Greco, o processualista Fredie Didier Júnior, o eleitoralista Erick Pereira, o ex-ministro do STJ José Augusto Delgado, o ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, o ex-presidente do Senado Federal Garibaldi Alves, entre outros.
Tema desta Edição
Aos dois mil e dezessete anos do calendário gregoriano, em terras brasileiras, sob a égide de uma recente Constituição cidadã, a sociedade brasileira assiste extasiada a uma derrocada dos princípios e valores balizares do Estado Democrático de Direito e de toda ordem jurídica.
O projeto de Lei nº 6.787/2016 (Reforma Trabalhista), a Proposta de Emenda à Constituição nº 287/2016 (Reforma Previdenciária), a supervalorização do ativismo judicial, as constantes mudanças de interpretação da Constituição Federal que abalam a confiança no Supremo Tribunal Federal, assim como a insegurança jurídica e imprevisibilidade na atuação dos demais órgãos judiciais, faz com que se instale um verdadeiro quadro de crise no ordenamento jurídico.
Nesse particular, é buscando incentivar o diálogo e as discussões em torno dessa temática que o XVI Jus Et Justitia se desenvolverá. Com a participação de especialistas, profissionais e nomes consolidados nas áreas do Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Trabalhista, entre outros, pretende-se desenvolver, durante os 03 (três) dias de realização do evento, profundas e significativas discussões e debates, proporcionando a criação de uma profunda compreensão de nossa atual realidade, bem como seus desafios e perspectivas para o futuro.
Assim, atentos a esta responsabilidade de fomentar a discussão e diálogo, a qual também recai sobre as academias de direito, a comissão organizadora têm o prazer de convidar a comunidade acadêmica, a sociedade seridoense e demais instituições para participar do XVI Jus Et Justitia, evento em que serão discutidos aspectos atinentes à realidade do país, em um momento tão delicado de instabilidade jurídica e política.