O Jus Et Justitia é um congresso jurídico organizado pelos alunos das turmas concluintes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus de Caicó/RN. Em sua décima quinta edição, o evento traz em sua história a passagem de nomes importantes do direito e da política nos cenários local, regional e nacional, entre os quais o constitucionalista Paulo Bonavides, o penalista Rogério Greco, o processualista Fredie Didier Júnior, o eleitoralista Erick Pereira, o ex-ministro do STJ José Augusto Delgado, o ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, o ex-presidente do Senado Federal Garibaldi Alves, o senador José Agripino, entre outros.
O congresso, desde sua gênese, apresenta uma importante peculiaridade: é organizado pelos alunos concluintes do curso de Direito, supervisionados por seus professores, e a renda obtida com o evento é destinada às solenidades de formatura.
Com o apoio de diversas instituições sérias e possuidoras de credibilidade, entre as quais a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Ordem dos Advogados do Brasil, o Jus Et Justitia tem por finalidade precípua o fomento da discussão social, acadêmica e profissional acerca de temas jurídicos, políticos e sociais, a fim de promover um debate fecundo que conduza e desperte os participantes para uma vida social mais ativa, na busca do desenvolvimento local e regional.
OBJETIVO DA DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO
Constitucionalmente, é assegurado à população brasileira o exercício do sufrágio universal para que, juntos, todos possam eleger membros representantes do povo. Nesse sentido, analisando a conjuntura histórico-político-social a qual o Brasil transita, verifica-se uma crise no sistema de gestão pública, especialmente motivada pelo descrédito e desconfiança que têm cercado as instituições públicas.
Na conjuntura atual de internacionalização de políticas socioeconômicas e ambientais, de complexidade dos mercados e busca constante por inovação, o gestor público se presta ao desafio de reorganizar o processo de gestão, conduzindo mudanças, permitindo a participação social e o estabelecimento de estratégias complexas e contínuas, as quais repercutam na qualidade de vida da população e gerem, em longo prazo, desenvolvimento sustentável.
Assim, atentos a esta responsabilidade que recai sobre a figura dos agentes públicos e desejosos de profundas mudanças, os estudantes da turma concluinte 2016.2 do curso de Direito da UFRN, campus Caicó, têm o prazer de convidar a comunidade acadêmica, a sociedade seridoense e demais instituições para participar da XV edição do JUS ET JUSTITIA, evento em que serão discutidos aspectos atinentes à realidade política do país, em um momento tão simbólico, qual seja, o ano eleitoral de 2016.
PÚBLICO ALVO
Estudantes e profissionais das áreas de Direito, Ciências Contábeis, Administração e Serviço Social.
DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO
24, 25 e 26 de agosto de 2016.
Auditório UFRN - Campus CERES - Caicó/RN
Obs.: Recebimento de Certificado com presença mínima em 75% da programação.